O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.         +55 11 3362-2799                      

Há muitas coisas interessantes nesta área estreita da América Central, com divisas com Panamá e a Nicarágua e banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico. A população costarriquenha conta com um sério senso de preservação ambiental, que tem levado o país a destacar-se internacionalmente. Embora tenha um território de apenas 51.100 km², a Costa Rica guarda 5% da biodiversidade do planeta, tem 26% de sua área em zonas preservadas e oferece aos visitantes parques, vulcões e praias com paisagens variadas e belezas paradisíacas.

É possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país em apenas cinco horas, certo de que em nenhum momento a monotonia tomará conta dos olhos. O país está dividido em sete províncias, subdivididas em 81 cantões (ou cidades). As sete províncias são: San José (onde está localizada a capital, de mesmo nome), Alajuela, Cartago, Heredia, Limon (na região do Caribe) Guanacaste e Puntarenas (estas duas banhadas pelo oceano Pacífico).

O catolicismo é a religião oficial da Costa Rica e também a praticada por quase 80% de seus habitantes. Em todas as cidades multiplicam-se as igrejas ladeadas por amplas praças, configuração que gera um clima singelo similar ao encontrado nas cidades de interior brasileiras.

Os costarriquenhos, ou os 'ticos' como eles se autodenominam, são receptivos, simpáticos e, em sua maioria, bem humorados e gentis. Na região de Limon, no Caribe, encontra-se praticamente toda a população negra do país. Vindos da Jamaica para a construção de uma estrada no início do século 20, os negros de Limon comunicam-se em inglês na maior parte do tempo e em geral mostram-se mais expansivos. É nesta região também que ocorre o mais famoso Carnaval costarriquenho, com desfiles nas ruas e muita música caribenha e africana, no mês de outubro.

Uma curiosidade: a Isla del Coco, parte do território do país, é a maior ilha desabitada do mundo e foi cenário do filme 'Jurassic Park'.